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quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Mapa da Mina

Já vimos o que é uma ação, e o que significa ser dono de uma ação. Já vimos também como ganhamos dinheiro com ações. Então vamos começar a colocar a mão na massa. Que ações deveriamos escolher para investir? De quais empresas nós gostaríamos de ser sócios?

Bem, você gostaria de ser sócio de uma empresa de chinelos? Chinelo é uma coisa que não tem nenhum diferencial. Qualquer um pode abrir uma fábrica de chinelos, e sair vendendo um chinelo igual ao seu por ai, e virar seu concorrente. Mas e se o chinelo da sua empresa fosse uma Havaianas?

E você gostaria de ser sócio de uma empresa que é gerida pela família do Paulo Maluf, com todo aquele histórico que já conhecemos dele? Ou você preferiria ser sócio de uma empresa gerida pelo Jorge Gerdau, que colocou a Gerdau como uma das maiores siderúrgicas do mundo, e ganhou diversos prêmios de reconhecimento ao seu desempenho frente à empresa?

E, por fim, você gostaria de pagar caro ou barato para ser sócio de alguma empresa?

A resposta a todas as três perguntas anteriores me paresem ser óbivas. Portanto, se você concorda com a minha linha de raciocínio, devemos procurar sempre três pontos básicos nas empresas que procuramos:
  • bons produtos ou serviços, seja por serem de uma marca forte, por serem muito bons, ou por serem indispensáveis para as pessoas,
  • bons executivos no comando da empresa, e
  • empresas nas quais eu possa comprar participações por um preço que eu considere barato.
O que devemos procurar são empresas boas, baratas e bem geridas. Faz sentido, não? Ou você prefere ser dono de uma empresa de chinelão de borracha meia-boca, com o Maluf no comando, e que esteja mais cara que a empresa que fabrica as Havaianas?

Vou detalhar melhor os três itens mais para frente. Na verdade, todo Buffetianismo se baseia nesses três pontos, portanto falaremos muito sobre eles. Esse é o mapa da mina, mas não existe fórmula mágica para se ganhar dinheiro com ações, pelo menos não que eu saiba.


"The problem with raw materials' businesses is that there isn't any brand identity - no one ever says, 'I want a Coke only if it comes in an Alcoa aluminum can.'" - Warren Buffett

Postado em O Investidor Inteligente

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