Plus500

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Minha profissão e o mercado financeiro

Como a maior parte da minha vida profissional foi dedicada ao marketing (agora estou me aventurando na área tecnológica), tudo o que passa na minha cabeça automaticamente busca uma relação com o comportamento das pessoas diante das informações que são apresentadas a elas. Talvez venha daí também a minha convicção no uso da Análise Técnica como instrumento eficaz de investimento e controle do risco. Sugiro então a analogia entre alguns pontos destas duas matérias fascinantes: o marketing e a análise técnica.

O marketeiro (chamaremos assim), antes de mais nada, precisa ser um exímio conhecedor do comportamento humano. Não existe marketing de sucesso que não foque suas ações em como os consumidores em potencial irão reagir às suas ações. Assim como o trader técnico que não conhece e nem se dedica a entender o comportamento humano não está fazendo uso de forma apropriada desta ferramenta. Entender padrões nada mais é do que entender esse comportamento visualizando o gráfico.

As ações de cada profissional deve ser baseado em cima destas informações colhidas. O profissional de marketing precisa de pesquisa com seu público alvo, precisa entender suas necessidades, seus anseios. O trader igualmente precisa saber quais são os anseios do mercado. A cada minuto o mercado, como se respondendo a uma pesquisa de marketing, avisa isto e plota no gráfico sua opinião. Ler o gráfico significa ler o que o mercado diz.

Continua em Delta Trade

Nenhum comentário: