Nassif, no Observatório da Imprensa o jornalista Luciano Martins Costa comenta uma matéria publicada na revista Época na qual um economista, Jorge Simino, defende que a chamada carga tributária não é tão alta assim como a mídia insiste em anunciar aos quatro ventos sem uma análise mais aprofundada. Você chegou a ler essa matéria da Revista Época?
Há tempos que eu venho discutindo com colegas esse discurso fácil da mídia. Nesse sentido, creio que vale à pena você puxar no seu blog alguns pontos para debate:
- a verdadeira carga tributária brasileira
- o papel da grande mídia ao se posicionar sem maiores embasamentos num caça às bruxas tributário.
Isso é importante. A impressão que a mídia de um modo geral passa é que os tributos são absolutamente uma extorsão. É como se as ações do estado fossem auto financiadas, ou ainda pior, desnecessárias. Pregam o mínimo para um Estado já mínimo.
A classe média em geral está engolindo fácil esse discurso. Não vê que a médio prazo, a conta da ausência do Estado vai estar batendo na porta de suas casas ou do seu carros sob a forma de mais violência, exclusão social e desigualdade.
O debate pelo pagamento de impostos justos e maior qualidade nas ações de governo não deve ser trocado pelo absoluto desprezo às necessidades de arrecadação do Estado.
Continua em Luis Nassif Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário