Plus500

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Ferramentas das Análises Utilizadas

  • Resistência: Uma ação que está subindo encontra dificuldade de transpor um determinado nível de preços, formando uma espécie de teto. Este nível é a resistência. Pode ser de curto prazo ou histórica, sendo a segunda muito mais significativa. A resistência é uma região para se efetuar vendas, pois os preços batem e depois tendem a cair, porém se for perfurada, mostra força compradora e é melhor neste caso atuar na compra.

  • Suporte: Exatamente o contrário da resistência, ou seja, uma ação que está caindo encontra dificuldade de transpor um determinado nível de preços, formando uma espécie de piso.

  • Tendência de alta(baixa): Formada por uma seqüência de barras consecutivamente mais altas (baixas) que indica que os preços devem continuar subindo (caindo) até que a tendência acabe ou mude.

  • Linha de Tendência: No movimento de alta, a linha de tendência é a reta que une as duas menores cotações mínimas e funciona como suporte. No movimento de baixa, a linha de tendência é a reta que une as duas maiores cotações máximas e funciona como resistência.

  • Média Móvel: Como o nome diz, mostra o valor médio de uma amostra de determinado dado. Uma média móvel aritmética (MMA) é uma extensão desse conceito, representando o valor médio, normalmente dos preços de fechamento, em um período de tempo. Mas, por que média móvel? A palavra móvel está presente pelo fato de que quando uma cotação entra no cálculo outra cotação sai. Por exemplo, se estamos usando uma média de 20 barras e surge uma nova cotação a última dessas 20 cotações é excluída do cálculo, enquanto que a mais recente entra. Assim, a média “movimenta-se” através do gráfico.

  • Cruzamento das médias: Ao aplicarmos nos gráficos duas ou mais médias móveis de periodicidades diferentes, o cruzamento entre elas emite sinais de compra ou venda: quando a média de periodicidade menor cruzar a de periodicidade maior de baixo pra cima, é um sinal de compra, ou seja, o comprador de curto prazo está dominando o mercado. Da mesma forma ocorre ao contrário, quando ela cruzar de cima pra baixo, emite sinal de venda.

  • MACD: Ferramenta que é composta três médias móveis exponenciais, embora apareça sobre os gráficos como duas linhas (Linha do MACD e Linha do Sinal) cujos cruzamentos geram sinais de compra e venda. A Linha do MACD é calculada, subtraindo-se uma média móvel exponencial de 26 períodos de outra média móvel exponencial de 12 períodos. Já a Linha do Sinal é uma média móvel exponencial de 12 períodos da Linha do MACD. Quando a Linha do MACD cruzar acima da Linha do Sinal, gera um sinal de compra e quando a Linha do MACD cruzar abaixo da Linha do Sinal, gera uma sinal de venda.

  • Histograma do MACD: Mede a diferença entre a Linha do MACD e a Linha do Sinal, registrando esta diferença em forma de histograma.

  • Estocástico: É um importante indicador do tipo oscilador criado por George Lane. Ele mede a capacidade das forças compradoras de realizar o fechamento próximo ao valor máximo atingido dentro de um determinado intervalo de tempo e a capacidade das forças vendedoras em trazer esse fechamento para as proximidades do valor mínimo da janela de tempo estocástico ajuda a mostrar se um ativo está sobre-comprado ou sobre-vendido. Os níveis de referência utilizados, normalmente, são 85 para limite superior e 15 para limite inferior. Acima do patamar de 85 o ativo está mais vulnerável a correções, pois houve um impulso forte para atingir esse nível. Abaixo de 15, houve um movimento de venda acentuado, o qual pode dar lugar a boas oportunidades de compra.

  • Pull Back: É o retorno dos preços para a linha de suporte ou resistência logo após a sua perfuração. Considerado um movimento normal que costuma respeitar esta linha (sem entrar novamente dentro da formação) e logo depois retoma a direção a favor da perfuração.

  • Gap: Representa um intervalo de preços, onde, no momento de sua ocorrência, nenhuma ação mudou de mãos. Os gaps são produzidos quando, em qualquer dia, a menor (a mínima) cotação desse dia é maior do que a maior cotação (a máxima) do dia anterior ou o inverso, ou seja, quando a maior cotação desse dia é inferior à menor cotação do dia anterior.

Conexão Dinheiro

Nenhum comentário: