Desde 2005 os consumidores brasileiros vem aumentando sua liquidez e pagando suas dívidas, segundo pesquisa da Latin Panel.
Este ano a renda média aumentou 5% neste em relação ao ano anterior: foi para R$ 1.463, segundo a pesquisa. O gasto médio dos domicílios cresceu 4%, para R$ 1.417.
Os dados mostram uma evolução em relação aos anos anteriores. Em 2005, a renda era 3% menor que o gasto; em 2006 ela era 2% maior e em 2007, 3% superior ao gasto.
“2005 foi o ano do endividamento; 2006 foi o ano da consolidação e 2007 foi o ano de ir às compras”, disse Margareth Utimura, diretora de atendimento da LatinPanel Brasil.
“Ano a ano, nos últimos anos, acontece o aumento da renda e do emprego. Recentemente houve um “boom” de compra de bens duráveis e, portanto, um endividamento. Agora, a população continua pagando algumas contas, mas já está conseguindo melhorar o consumo.”
O maior avanço dos gastos ficou com o item vestuário, com alta de 11% em 2007 sobre o ano anterior. O gasto com habitação aumentou 9%. A alta do gasto com alimentação fora de casa e saúde foi de 8% em ambos os itens e com lazer foi de 7%.
A melhora do poder de compra e do padrão de consumo pode ser visto, por exemplo, na alimentação, segundo Margareth.
“Os itens básicos foram penalizados para sustentar a expansão do consumo de itens industrializados mais sofisticados”. A pesquisa foi feita com 24 mil indivíduios em 8,2 mil domicílios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário