... Chega em boa hora o dia de Ação de Graças nos EUA, nesta quinta-feira, que mantém os mercados fechados, para alívio do resto do mundo. O péssimo humor em WALL STREET tem contagiado os negócios em toda parte, como ontem, quando o IBOVESPA caiu feio, furando os 60 mil pontos no pior momento.. A bolsa nem se deu ao trabalho de se ajustar à alta de NY na véspera, feriado aqui. Já abriu com GAP de baixa, sintonizada com os índices futuros lá fora. Hoje, o mercado doméstico deve aproveitar a trégua.
... Mas, não aposte numa festa, porque, amanhã, toda a expectativa será para a BLACK FRIDAY, dia de grandes promoções nas redes de varejo nos EUA, que deve funcionar como um termômetro da força do consumo. Vendas fracas devem zerar de vez as projeções mais otimistas, e aumentar pressões para nova queda do juro americano, em dezembro, para combater as ameaças de uma RECESSÃO.
... Nesta quarta-feira, a leitura mais pessimista da ATA DO FOMC foi um dos motivos que mais pesaram, além de um rali do PETRÓLEO, que quase bate nos US$ 100, mais as novidades do SUBPRIME, para lembrar que a crise do crédito poderá ter o impacto maior do que a economia consegue absorver. Tudo isso junto contribuiu para aumentar o estresse, provocando maior aversão ao risco e uma fuga brava das ações (leia abaixo).
... Nada funciona nesta quinta-feira nos EUA e amanhã, sexta-feira, os mercados operam em horários reduzidos.. As bolsas, incluindo a NYSE e a NASDAQ, vão até as 16h00. Os TREASURIES (às 17h) e o petróleo na NYMEX, também fecham mais cedo.
... Aqui, o segundo IPC-FIPE de novembro abre o dia, às 7h, com intervalo de estimativas entre -0,04% e +0,08%, mediana em 0,01%, segundo o AE Projeções. Pouco depois, o IBGE informará a taxa de DESEMPREGO de outubro, previsão de um resultado em torno de 8,8%. Em Brasília, o BC divulga os dados do SETOR EXTERNO, também de outubro.
Continua em Bom Dia Mercado
Nenhum comentário:
Postar um comentário