
No lançamento das ações na bolsa de Xangai, a Petrochina triplicou de valor e agora vale um trilhão de dólares.
Seria mais que o dobro da Exxon Mobil, até então a empresa mais valorizada do mundo. Mas a reação do governo chinês foi de preocupação.
O entusiasmo dos chineses pelas ações da Petrochina alimenta ainda mais a bolha no mercado de capitais.
Pequim teme o que pode acontecer quando a bolha estourar. O primeiro ministro Wen Jiabao prometeu medidas para controlar a bolsa.
As ações da Petrochina já eram negociadas em Nova York e Hong Kong. Nesta segunda-feira, foram lançadas na bolsa de Xangai e levantaram nove bilhões de dólares para a estatal do petróleo chinês .
A ação fechou valendo três vezes seu preço inicial. Embora no papel a Petrochina valha mais que o dobro do que vale a Exxon Mobil, a empresa americana teve um lucro no primeiro semestre de quase US$ 20 bilhões, contra 11 da Petrochina.
Uma das explicações é que a estatal chinesa dá prejuízo no refino do petróleo, já que o governo chinês mantém o preço da gasolina artificialmente baixo.
A valorização espetacular da Petrochina ocorre com muitas empresas listadas na bolsa de Xangai. Desde o início do ano, o valor desta bolsa mais do que dobrou.
Continua em Quero Ficar Rico
Nenhum comentário:
Postar um comentário