A Agência Internacional de Energia pode querer o quanto quiser que a produção de petróleo aumente, mas existe um limite hoje que ela terá dificuldade de resolver.
De fato, boa parte destes US$ 100 a que está chegando o barril hoje são devido à negociação de papéis no mercado financeiro. Porém, os investidores só conseguem especular porque hoje a situação do petróleo está muito menos confortável que em outros tempos.
O consumo está até crescendo de uma forma controlada (no geral), mas cresce muito nos países emergentes, sobretudo na China. O problema é que não se está conseguindo aumentar a oferta na mesma velocidade. E faltam equipamentos no mundo todo para que isso aconteça. Esta havendo também um apagão logístico no setor a nível mundial.
Ainda que os países da Opep ainda tenham muita reserva para queimar, isso leva bastante tempo e, do dia para noite, não se conseguirá fazer com que o preço do barril caia muito. Ou seja, até que o mundo diminua um pouco seu crescimento, ou que a produção aumente mais rapidamente, esse cenário não tem grandes chances de mudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário