Plus500

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Aftermarket

por Marcelo Vaz

O aftermarket é um período de negociação de 1 hora que ocorre após o fechamento do pregão normal, com as seguintes peculiaridades:

1 - A liquidez é extremamente reduzida se comparada ao pregão normal.
Como existem muito menos negociadores (vendedores e compradores) colocando ordens, poucos negócios são realizados.

Justamente pela liquidez reduzida, durante o aftermarket compradores e vendedores geralmente não tem muita margem de negociação, tendo que acatar as ofertas disponíveis caso queiram realmente fechar negócio.

2 - Ordens do pregão normal não valem para o aftermarket
Uma ordem, de venda ou de compra, colocada durante o pregão normal não é válida durante o aftermarket.

O mesmo vale para as ordens stop.

A razão desta restrição é proteger os investidores da maior volatilidade natural no aftermarket.

3 - As taxas são reduzidas.
Além da própria Bovespa que cobra tarifas reduzidas, algumas corretoras também oferecem descontos na corretagem para negócios efetuados durante o aftermarket.

A princípio qualquer economia em taxas é sempre desejada porém, por causa da liquidez reduzida, nem sempre a economia com as taxas é compensada pelo preço de compra/venda que você é “obrigado” a aceitar para fechar negócio.

4 - Limite de volatilidade.
A Bovespa restringe a volatilidade de qualquer papel à 2% em relação ao preço de fechamento do pregão normal, ou seja, nenhum papel pode ser negociado com uma variação de preço entre -2% e +2% em relação ao preço do fechamento.

Já vi comentários mencionando que o aftermarket é o responsável pelo gap entre preço de fechamento e preço de abertura de um papel e acho que vale a pena uma observação sobre este fato.

Acompanhar o aftermarket pode ajudar a prever a abertura do dia seguinte mas sem dúvida é apenas 1 entre vários fatores que podem influenciar o preço de abertura no dia seguinte. Fatos que ocorrem durante a noite, fatos que ocorrem em outros países e o desempenho de bolsas que funcionam em outros fuso-horários têm grande influência no preço de abertura de um papel, por isso muito cuidado ao tentar prever uma tendência apenas pelo comportamento do aftermarket.

Espero ter ajudado!

Nenhum comentário: