Plus500

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Agenda pesada da semana exige cuidado redobrado aqui e em NY

... Os mercados devem manter a CAUTELA neste início de semana, tanto aqui como nos EUA. Lá, a expectativa é pela reunião do FOMC amanhã, a última do ano, para decidir novo corte do juro americano. No BRASIL, o suspense é pela prorrogação da CPMF, que também pode ter um dia decisivo nesta terça-feira, quando a emenda irá à votação. A derrota do governo pressionaria juros e dólar. Outros itens importantes da agenda podem influenciar o DI: o PIB do 3º trimestre, quarta-feira, e a Ata do COPOM, na quinta. Já a BOVESPA, no HIGH, fica na cola de NY, à espera de uma oportunidade para realização.

... Entre os indicadores que podem mexer com WALL STREET, são destaques os índices de inflação ao produtor, PPI, e ao consumidor, CPI, além das vendas no varejo e da produção industrial, na quinta-feira e na sexta-feira. HOJE (13h), saem vendas pendentes de imóveis em outubro, com previsão de recuo de 0,50%. Mas, é claro, que o FOMC é de longe o evento de maior peso. Não pelo resultado, porque a redução de 25 pontos está dada, depois que o PAYROLL mais forte do que o esperado, na sexta-feira, desestimulou aposta de um FOMC mais agressivo, transferindo para o comunicado toda a expectativa.

... Analistas esperam que o FED se mantenha AMIGO, com um STATEMENT suave, que indique a possibilidade de novos cortes do juro no ano que vem, caso seja necessário.

... Atenção extra será exigida pelos BALANÇOS, com dados do trimestre fiscal encerrado em novembro do banco de investimento LEHMAN BROTHERS, na quinta-feira. Pode ser um bom termômetro para medir os efeitos da crise do SUBPRIME. Analistas já estão contando com uma queda de 8% no lucro, de US$ 1,59 por ação. Amanhã (terça-feira), a GE anuncia as suas previsões para 2008... Quarta-feira é vez da 3M e, na quinta-feira, da HONEYWELL INTERNATIONAL e da UNITED TECHNOLOGIES.

... Na EUROPA, esta semana reserva três decisões de política monetária: na NORUEGA (quarta-feira), e ainda na SUÍÇA e na TURQUIA, ambas na quinta-feira.

CPMF. Ministro José MÚCIO Monteiro disse que conversou muito, neste fim de semana, e teria conseguido “convencer” os senadores Pedro Simon (RS), Valter Pereira (MS) e Expedito Júnior (RO) a votarem pela prorrogação da CPMF até 2011. Mas ainda faltariam “uns dois votos”, para os quais conta com a ajuda de LULA, que viajou para assistir à posse de Cristina KIRCHNER, nesta segunda-feira. Segundo informava ontem à noite o site da AE, MÚCIO teria dito a LULA que precisa dele hoje à noite e amanhã cedo.

Continua em Bom Dia Mercado

Nenhum comentário: