Plus500

sábado, 8 de dezembro de 2007

Análise Semanal 08/12 (com vídeo)

Mais uma semana de valorização na bolsas mundiais. No Ibov alcançamos a marca histórica de fechamento nos 65639, alta de 4,18%. O Dow subiu 1,90% na semana.

Destaque no mercado doméstico foi a decisão do Copom, na quarta-feira, de manter inalterada a taxa selic, nos atuais 11,25% ao ano. O banco central brasileiro abandonou a expressão “pausa no processo de flexibilização monetária“, deixando a entender que o viés de baixa pode ter chegado ao fim. Especula-se inclusive que a alta recente da inflação pode provocar uma elevação dos juros na primeira reunião do comitê de política monetaria em 2008. Um exagero. As pressões inflacionárias, conforme mostram os números do IPCA, ainda se encontram dentro das metas estabelecidas e o que se viu ultimamente foi um repique nos preços dos alimentos e combustivel, reflexo de fatores sazonais.

Nos EUA, o governo americano anunciou um pacote de auxílio às vítimas do estouro da bolha imobiliária. Esse fato, somado, a divulgação de indicadores favoráveis da economia[bb] , foram (segundo muitos analistas) responsáveis pela melhora dos ânimos do mercado.

O setor privado americano contratou pessoal em novembro ao ritmo mais forte em um ano, e a produtividade dos trabalhadores teve a maior alta em quatro anos no terceiro trimestre. Além disso, as encomendas à indústria também cresceram acima do esperado.

Será que havíamos subestimado a força da economia americana ? Particularmente, não acredito. Os números refletem a boa fase que vive as exportações (devido a fraqueza da moeda) nos EUA. Aliás os americanos, se encontram em uma encruzilhada. As autoridades declaram-se interessadas em um dólar forte, mas sabem que, de fato, a moeda recuando, permitirá aumentar as exportações e dar a esperança de que a recessão passe longe.

Além disso, existe o aspecto do orgulho americano. Ter uma moeda (simbolo a muitos anos da supremacia americana) perdendo valor, pode significar uma desmoralização mundial.

Vejam o vídeo em CHR Investor

Nenhum comentário: