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sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Marketing

Postado por Carlos Alberto Sardenberg

Antes de discutir o mérito do tabelamento das tarifas bancárias, parece claro que há aí um forte marketing político.

Bancos estão ganhando muito dinheiro - o que faz sentido dado o dinamismo recente da economia. Os bancos ampliaram a base de clientes e ampliaram espetacularmente o crédito concedido. Cresceu muito também o volume de dinheiro aplicado em diversas modalidades de fundos de investimentos. Isso multiplicou ganhos com tarifas, com os spreads nas taxas de juros e com taxas de administração.

E isso incomoda muita gente do governo Lula e do PT: os banqueiros, pontas de lança do neoliberalismo, representantes do maligno sistema financeiro, ganhando tanto dinheiro no “nosso governo”?

Vai daí, surge a idéia desse pacote para “enquadra” os bancos e proteger os consumidores pobres. Marketing.

Agora, o tabelamento e o congelamento das tarifas começam em 30 de abril do ano que vem. Até lá, os bancos podem fazer o que quiserem. O que você faria se soubesse que o preço de seu produto vai ser congelado amanhã?

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