Plus500

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O diabo dos detalhes

A receita para o caos, se um dia for aviada, certamente vai conter entre os ingredientes uma boa dose de intervenção governamental.

Afinal, foi assim, através do planejamento dos burocratas e do governo, que os Estados Unidos conseguiram inflar a maior bolha imobiliária de sua história. Cortes pesados na taxa de juros, junto com massivas intervenções no sistema de crédito, foram o maior combustível para que a economia escapasse da crise após o crash da Nasdaq e a bolha se perpetuasse no setor imobiliário, pelo menos até que a situação chegasse no limite em que todas chegam: o mal-investimento.

Foi a intervenção dos burocratas e suas invenções financeiras que acabou por permitir a pessoas que não tinham a menor condição de comprar um imóvel, assim o fizessem. Alguns até compraram dois, um prá morar, outro para 'ispiculá'.

Porém, de 2005 para cá a situação começou a mudar. Os preços já não subiam como antes, e pedidos de falência e atrasos nos pagamentos transformaram a 'brilhante' engenharia de Allan Greenspan numa enorme ameaça não só ao sistema de financiamentos imobiliários, mas também a todo o sistema global de crédito vigente.

Porém, nem tudo está perdido. Ainda pode piorar.

Ontem, a 'genialidade' de Mr. Bush, Presidente, Mr. Paulson, Secretário do Tesouro, e mais um batalhão de aspones veio a público para divulgar um plano. Na verdade, é O plano. Ou era prá ser. O diabo dos detalhes acabará com ele.

Continua em Cinco Pesos de Dois Quilos

Nenhum comentário: