Plus500

domingo, 9 de dezembro de 2007

Os 7 pecados capitais no mercado

Erro número 1 : Trocar de estratégias

Apenas 5% no mercado são vencedores, 95% dos participantes do mercado perde dinheiro ano após ano. O que devemos fazer ? Não devemos cometer o mesmo erro que os 95% cometem.

A maioria dos amadores buscam algo secreto ou sagrado, pois eles realmente acreditam que os 5% dos vencedores dominam algum segredo. Amadores buscam dicas em livros, chats, e buscam recomendações para descobrir qual o segredo para ser um trader de sucesso, é uma busca sem fim. Porque os amadores gastam tanto tempo procurando algo que não existe ? A resposta é porque é mais fácil acreditar que existe um segredo do que estudar e se dedicar.

O grande problema, é que a maioria dos amadores não deixam que suas regras trabalhem a seu favor. Eles simplesmente mudam de estratégias a cada momento, e perdem a chance de lucrar.A impaciência é algo que destroi rapidamente um operador novato, pois ele é extremamente ansioso e gostaria de ficar rico rapidamente.Assim que sua estratégia falha por algumas vezes, ele rapidamente acha que precisa buscar outro método, e fica pulando de método em método ao longo do tempo e doando seu dinheiro para o mercado.

Pular de estratégia para estratégia é um erro muito comum , e se você quer ser um vencedor, deixe sua estratégia funcionar a seu favor, não seja precipitado.

Erro número 2 : Não ter um plano

Se você falha em planejar, com certeza seu plano de sucesso também falhará. Ter um plano para operar é a ferramenta mais poderosa para o lucro e o sucesso. Eu fico extremamente chocado com o enorme número de pessoas que operam e simplesmente não sabem o que estão fazendo. Ter um plano é extremamente simples, basta documentar cada passo da sus estratégia e literalmente segui-la.

O que meu plano deve ter ?

- Definir objetivos para sua operação
- Fazer uma leitura do mercado antes da abertura, procurando oportunidades
- Anotar pontos de entrada
- Ter um plano para sair da operação
- Ter um stop loss inicial
- Anotar todas as operações e ter um diário

Como todos nós sabemos, é muito fácil no meio do pregão, tomar alguma atitude emocional e violar nosso plano original. Se você escreve e tem um plano bem definido, ele evita que você tome atitudes precipitadas.

Erro número 3 : Não entender gerenciamento de risco

A regra número 1 no mercado é sobreviver. A regra número dois é ter lucros discretos e a regra número 3 é ter um alto rendimento. Infelizmente a maioria esquece da regra número 1 e tentar partir diretamente para a regra número 3, o que é um erro fatal.

Se alguém pretende ter sucesso no mercado, gerenciar seu capital e seu risco é fundamental. O mercado também é um jogo de soma negativa, onde o trader sempre sai atrás, pois existe uma série de taxas e corretagens que o operador tem que pagar para sua corretora. Portanto, sem gerenciar o risco, as chances de sucesso são mínimas.

Antes de entrar em casa operação é primordial saber de antemão seu potencial de risco. Existem atualmente diversas maneiras de gerenciar o risco, no qual falaremos em futuros artigos.

Erro número 4 : Não realizar testes

Um erro muito comum é não realizar testes. Muitos operadores desenvolvem sistemas, e após finalizar o sistema, ao invés de testá-lo exaustivamente, os operadores vão direto para o mercado e começam a operar. Um erro extremanete grave, pois não testar siginifica não entender que tipo de resultado o sistema trará ao longo do tempo. O que eu recomendo, é que assim que o sistema estiver pronto, faça um basktesitng de pelo menos 5 anos em diversos ativos diferentes, para testar sua confiabildiade e robustez. Dado que o teste foi bem sucedido, operar esse sistema lhe trará uma confiança extra.

Erro número 5 : Não dar tempo ao tempo

Esse é um dos erros mais comuns no mercado, principalmente nos dias de hoje, aonde é extremamente fácil abrir uma conta e começar a operar. As pessoas abrem uma conta e esperam que em um curto intervalo de tempo terão um montante enorme de dinheiro em suas contas. Operar bem requer tempo de estudo e dedicação, e com o tempo a experiência também ajuda. Você já tentou andar em um fórmula 1 ? Quanto tempo você acha que demora para um piloto ser campeão ? Como sabemos, pilotos de F1 passam por diversas categorias antes de ingressarem no circo da F1. É preciso tempo, dedicação e auto conhecimento, exatamente as mesmas necessidades que levam um trader a ser um vencedor. Tenha paciência, estude e tenho certeza que você será um campeão.

Erro número 6 : Complicar demais

Parece meio irônico, mas é a pura verdade, operar não é complicado, desde que você tenha sua metodologia e a siga rigorosamente. Um dos grandes problemas é a crença de que existe algo secreto para ter sucesso, e as pessoas pensam que existe algo extremamente complicado para operar. Eu posso lhe assegurar que se você utilizar apenas análise técnica clássica e no máximo uns 3 indicadores, você estará bem servido e terá as ferramentas necessárias para o sucesso. Durante o período de mercado, conheci algumas pessoas que estavam tentando calibrar redes neurais para operar e até um modelo de mecânica quântica para operar nos mercados. Eu simplesmente não dava muita atenção, pois já tinha aprendido que para ser bem sucedido, não era necessário todo um ferramental sofisticado, que muitas vezes nem sentido tinha. Minha dica é : mantenha seus sistema simples, mas consistente ao longo do tempo.

Erro número 7 : Nunca tomar uma ação

Algumas pessoas , depois de abrir uma conta na corretora, nunca operam. São vários os motivos que fazem as pessoas a não se decidirem, entre elas estão :

Medo : medo de perder dinheiro
Tempo : usam a desculpa que não tem muito tempo para olhar o mercado
Dinheiro : eu nunca terei dinheiro para operar
Falta de confiança : na verdade eu acho que não sou capaz de fazer dinheiro, o mercado não é pra mim

Resumindo, somente você pode tomar os passos para ser um trader de sucesso. É uma pena que muitas pessoas não aceitam o desafio de operar, ou desistam no meio da jornada. Para aqueles que forem até o fim, descobrirão como é gratificante a sensação de liberdade e sucesso que só quem já conquistou sabe como realmente é.



Palpite Ações

Um comentário:

Investmaníacos disse...

Prezado Clederson,

Parabéns pelo seu texto. Acredito que ele é muito sensato e de fácil entendimento para todos. Se existe uma receita secreta, quem tem não vende, então, o bom mesmo é ficar no feijão com arroz e não fazer firulas que os resultados aparecem....
Mais uma vez, parabéns pelo texto.
Tiago - Investmaniacos.blogspot.com