Plus500

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Seu futuro num tripé

Escolher o melhor investimento dependerá de suas particularidade. O que é uma excelente aplicação para você não é, necessariamente, o melhor para sua amiga. Assim, considere sempre três aspectos na hora de investir:

Liquidez

Como posso converter minha aplicação em dinheiro?

Quanto mais fácil é rápido você puder converter seu dinheiro, maior a liquidez de sua aplicação. Por isso, quando guarda dinheiro para emergências você pode precisar dele da noite para o dia. Mas, se você estiver investindo no longo prazo, já não precisa dar tanta importância a liquidez. Nesse caso, sua preocupação maior deve ser com o potencial de retorno da aplicação.

Segurança

Qual o risco envolvido?

Investir significa assumir alguns riscos em troca de um premio, que é a taxa de retorno de suas aplicações. Para muitas pessoas risco é perder qualquer dinheiro, e nesse caso elas optam por concentrar todas as suas economias em aplicações extremamente conservadoras. Do lado oposto estão pessoas que temem que suas aplicações não acompanhem sequer a inflação e, por isso, sofram perdas reais, ou seja, não acompanhem o gradual aumento do custo de vida.
Nesse caso, elas optam por aplicar uma parcela em investimentos de maior risco.
Mas o grande risco, na verdade, é não investir e deixar que seu dinheiro perca valor ao longo dos anos.

Rentabilidade

O que você espera obter do seu investimento?

Este é o retorno da aplicação. Investidores conservadores prometem retornos seguros e menores. Aqueles que envolvem maior risco acenam com oportunidades de ganhos maiores. No entanto, há a possibilidade também de sofrerem perdas maiores do que as aplicações conservadoras.

por Ângela Barros, Coordenadora do Mulheres em Ação da Bovespa

Conexão Dinheiro

Nenhum comentário: