Plus500

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O rei está nu, quem admitirá primeiro?

Não sei o que me preocupa mais: o desempenho do mercado americano que está mais de 5% acima da mínima de janeiro mesmo com um fluxo de dados econômicos horrorosos ou a alta de 22% da Bovespa no mesmo período, dada sua magnitude.

Acho que os mercados estão um pouco descolados da realidade, os investidores americanos estão ignorando dados da economia real e se agarrando a notícias de pouquíssimo efeito prático, no curto prazo, para sustentar as altas recentes, como a ajuda as empresas seguradoras e financeiras (mortgages firms) e possíveis novos cortes na taxa básica do FED.

O que me preocupa é que começo a ver fundamentos para mais uma forte queda no mercado acionário americano, acredito que o otimismo das últimas duas semanas está baseado em pilares extremamente frágeis, não me surpreenderia se o SP500 buscasse as mínimas de janeiro novamente. Afinal todos os ingredientes estão dados para uma nova queda - economia patinando, inflação subindo, confiança do consumidor baixa e empresas reportando números inconsistentes (resultados bons e horríveis em empresas do mesmo setor).

Como dissemos em um post anterior o cenário brasileiro é muito diferente, porém após uma alta tão expressiva como a que tivemos, abre-se espaço para uma queda também violenta caso o mercado americano volte a cair.

O risco aumentou consideravelmente, acho que teremos outra rugida do urso em breve, estragando a festa brasileira. Apesar dos nossos fundamentos continuarem sólidos talvez uma saída técnica agora seja interessante. Resumindo, quem está muito comprado agora pode ser uma boa hora para reduzir a posição, e quem estava com caixa e voltando a comprar, é bom aguardar um pouco, podemos ter novas promoções em breve.

Continua em Investindo em Ações

Nenhum comentário: