Plus500

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Subprime ainda assusta

A crise financeira mundial parece estar longe de dar sinais definitivos de resolução, vide a entrevista de hoje dada por Ben Bernanke, na qual o presidente do banco central americano - FED - admitiu a existência de perigosos riscos associados ao mercado imobiliário e ao de crédito.

Diante de especulações a respeito desta entrevista e atendendo ao pedido do Alfredo Said no último post, é relavante explicar o que significa subprime e o ciclo de avaliação de crédito que deixou o mercado nas condições atuais.

Subprime é uma classificação que se dá a um tomador pessoa física com uma história creditícia limitadora e/ou questionável (os limites podem incluir desde históricos de atrasos até problemas de bloqueios antigos de bens). Essa classificação é feita numa escala de pontos dados chamada de Credit Score. Ao se chegar a um resultado, verifica-se, por exemplo, se um empréstimo vai ser concedido ou não a uma pessoa e/ou determinar o montante a ser financiado. Aproximadamente 25% das hipotecas são classificadas como subprime.fallinghouse

De vez em quando alguns tomadores podem ser classificados como subprime apesar de terem um bom histórico de crédito. A razão é que os tomadores não providenciam documentos de comprovação de receitas ou de ativos durante o processo de avaliação. Portanto, o subprime permite acesso de pessoas ao crédito para obter carros, imóveis e cartões de crédito mediante detalhes como altas taxas de juros, taxas excessivas e curtos períodos de financiamento.

A crise se deu quando, no começo de 2006, com taxas de juros crescentes para hipotecas que muitos empréstimos tiveram um atraso maior no pagamento, diminuindo o lucro dos bancos americanos.

Sem a possibilidade de refinanciamento muitos tomadores continuaram com os atrasos em 2007 e os bancos - para não aumentar o prejuízo - passaram a diminuir sua participação no mercado de financiamento, gerando uma crise de oferta e demanda na área, pois além da linha tomada originalmente, produtos derivados como seguros estão inclusos nos montantes do subprime. Estes seguros, vendidos no mercado secundário, foram usados a ponto de contar bilhões de dólares em obrigações de dívida com grande possibilidades de não serem pagas.

Mercado & Malagueta

Nenhum comentário: