Plus500

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O sweet spot dos bancos brasileiros

Em recente estudo sobre os bancos brasileiros, o Goldman Sachs mencionou que o setor está, tal como em 2005, atingindo um novo sweet spot.

chocmoney1bSweet Spot é o nome que se dá a um patamar numérico no qual um indicador ou uma política prevê um balanço ótimo entre custos e benefícios - no caso dos bancos brasileiros, trata-se do cenário atual de aumento no volume de empréstimos e as crescentes taxas de juros. O termo é normalmente usado para demonstrar situações de dados econômicos ótimos (efetivos ou projetados para um futuro próximo).

Por exemplo: o nível das taxas de juros pode ser considerado um sweet spot se as pressões inflacionárias são mantidas sob vigilância, e não somente sobre o custo total do mercado. De modo similar, quando o nível de emprego é o bastante para estimular o crescimento da economia sem levar a altas taxas de inflação através de pressões salariais.

Assim, o setor bancário brasileiro, através de um recém crescimento secular e estrutural devido ao crescimento de financiamentos e das taxas de juros, demonstra uma elevação de margens, pode ser relacionado como um sweet spot. Também temos de considerar que há uma perspectiva do país alcançar o Investment Grade ainda este ano, o que deixa o setor ainda mais atraente.

De fato, o mercado bancário mundial parece seguir um cenário positivo, como demonstrou o humor das bolsas européias hoje pela manhã, mediante divulgação referente a fusões e aquisições.

Vale agora acompanhar por quanto tempo o doce sabor do crescimento ficará no paladar bancário.

Mercado & Malagueta

Nenhum comentário: