Plus500

segunda-feira, 3 de março de 2008

Bala na agulha... Se NY der um tempo, a volta aqui é rápida

... Nem bem começa a semana e os investidores em NY já estão de coração acelerado. É daqui a pouco, às 12h, que sai o ISM de atividade industrial de fevereiro. O dado pode ampliar o mau humor que dominou os negócios na sexta-feira, último pregão de fevereiro, se vier abaixo da marca de 50, a 48, como prevê o mercado. Desde que a economia americana começou a dar sinais de que está mais para um HARD do que para um SOFT LANDING, analistas têm apontado o indicador como um divisor de águas, para ver se os Estados Unidos já estão em RECESSÃO, como muita gente acha que sim.

... O ISM industrial é só o primeiro risco da agenda, porque já amanhã (terça-feira) tem mais, quando BERNANKE fala sobre HIPOTECAS num evento com banqueiros, e depois de amanhã, quarta-feira, tem o LIVRO BEGE, que serve de base para as decisões de política monetária do FOMC. Na quinta-feira, são importantes as VENDAS PENDENTES de imóveis em janeiro e, na sexta-feira, tudo pára à espera do PAYROLL de fevereiro.

... Você está vendo que a semana é movimentada em WALL STREET e que chances de VOLATILIDADE não faltarão.. Mais do que isso, a bateria de indicadores é acompanhada de críticas duras ao FED. Na sexta-feira passada, editorial publicado na imprensa americana desacreditou BERNANKE, acusando-o de negligente com a inflação (abaixo), num questionamento que abala a confiança e piora bastante o ambiente.

... AQUI, os mercados acompanham NY meio à distância, aprofundando a realização ou tentando descolar, dependendo de como as coisas acontecem lá fora. A BOA NOTÍCIA é que a VOLTA sempre é MUITO RÁPIDA nos mercados domésticos... Deu uma folga a crise americana, tem festa na BOVESPA porque, apesar de tudo, o sentimento é positivo. Tanto é que, na sexta-feira, “tinha fila, com senha, para quem queria comprar ações e só estava esperando uma quedinha”, disse uma fonte desta coluna.

... O profissional está tão otimista que aposta numa alta fortíssima para o IBOVESPA, em prazo não muito longo, para 80 mil, 85 mil (!!!). Bala na agulha, a crise pede agilidade.

... Hoje, é dia do balanço da PETROBRAS, que deve registrar lucro líquido 13,5% menor em 2007 comparado ao ano anterior, de acordo com a média das previsões de seis analistas de mercado consultados pela Agência Estado... O lucro da companhia deverá ficar em torno de R$ 22,4 bilhões, de R$ 26,9 bilhões em 2006. Também a CESP reporta seus resultados nesta segunda-feira. A lista dos outros balanços da semana inclui ETERNIT, PÃO DE AÇÚCAR, a ELETROPAULO, ENERGIAS DO BRASIL e a MEDIAL.

... A reunião do COPOM, amanhã e quarta-feira, tem expectativa unânime de estabilidade da SELIC em 11,25%, mas dados importantes da produção (abaixo) poderão mexer com as apostas para abril, influenciando a CURVA DE JUROS.

.. Na EUROPA, quinta-feira é o DIA quente, com as decisões sobre os juros do BCE e do BC inglês, que devem optar pela estabilidade... Em Viena, a OPEP estará reunida na quarta-feira. Até agora, apesar da arrancada recente do PETRÓLEO para suas máximas históricas, o cartel não manifestou qualquer disposição em elevar a capacidade produtiva.

... Na ÁSIA, o BC japonês também anuncia a decisão de política monetária na sexta-feira, quando deve manter juro em 0,5%. Ao longo da semana, existe a expectativa ainda do anúncio do novo presidente do BOJ, já que o mandato de Toshihiko FUKUI acaba no dia 19. O predileto para a vaga é o atual vice-presidente da instituição, Toshiro MUTO.

Continua em Bom Dia Mercado

Nenhum comentário: