Plus500

quinta-feira, 6 de março de 2008

Decifra-me!


O que quer dizer “atentamente”? Parece fácil, não é?
Mas não quando a palavra aparece no comunicado do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) que informa sobre a manutenção da taxa básica de juros em 11,25% ao ano.
Ocorre que no comunicado da reunião anterior (janeiro) o Copom dizia que ia “acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.
Na reunião de quarta, 5 de março, o Copom disse que ia “monitorar atentamente …” seguindo igual o resto da frase.
A troca de acompanhar por monitorar não incomodou o mercado.
Mas o acréscimo do “atentamente” gerou debates. O que o BC quer dizer com isso?
Parece estupidez. Se a palavra não tivesse sido colocada, isso significaria que o Copom ia monitorar a situação distraidamente?
Logo, pode ter sido apenas uma redundância. Nada disso, disseram analistas e operadores. No mundo todo, os comunicados dos BCs são cuidadosamente redigidos, cada palavra é pensada.
É ´preciso interpretar. Assim, muita gente entendeu o “atentamente” como uma espécie de alerta do Copom, algo do tipo “estamos de olho e não vamos derrubar os juros sem mais nem menos”.
Outros, como o Sérgio Vale, economista da consultoria MB Associados, foram mais, como dizer? Na base do bom senso. Ocorre, disse ele, que há fatores pressionando a inflação para cima, outros para baixo, mais ou menos empatados. Por isso, será preciso prestar mais atenção ….
Cada coisa, não?

Nenhum comentário: