Plus500

sábado, 1 de março de 2008

Panorama Econômico

Certas palavras

(leia a coluna publicada no Globo deste sábado)

O presidente Lula, quando fala certas coisas, é porque não olhou os números, nem se lembra dos fatos, ou porque prefere as versões? Lula disse que nenhum presidente teve a coragem que ele teve de fazer o ajuste fiscal que fez no primeiro ano de governo. Houve contenção pequena de despesas e uma queda micro na carga tributária no primeiro ano; nos anos seguintes, tudo voltou a subir fortemente.

"Duvido que outro presidente tivesse a coragem de fazer o aperto fiscal e monetário que fizemos em 2003", vangloriou-se o presidente Lula esta semana, referindo-se a um fato que a história estatística desconhece.

Houve uma queda de 0,9 ponto percentual do PIB nas despesas primárias do governo federal em 2003. Para ser um ajuste, teria que ter continuado nos anos seguintes, mas, daí até hoje, o governo Lula aumentou em outros 3,5 pontos percentuais do PIB as despesas primárias, o que é uma montanha de dinheiro. Confira o gráfico abaixo com a soma das despesas não financeiras e as transferências para estados e municípios de 1995 a 2008. Note que, de 2008, há só os dados de janeiro e, mesmo com o acumulado de 12 meses tendo apenas um mês do novo ano, já há um aumento da despesa. Um fato espantoso.

Continua em Miriam Leitão.com

Nenhum comentário: