Plus500

quinta-feira, 6 de março de 2008

Países asiáticos pressionam alta dos alimentos


O preço das commodites agrícolas segue em alta em 2008. O crescimento da demanda de países asiáticos, principalmente a China, tem pressionado os preços. Nesta semana, o governo chinês anunciou que uma das medidas que adotará para conter a inflação de alimentos no país é aumentar as importações. Com isso, segue a tendência de alta. Por outro lado, há também um volume baixo dos estoques de alimentos e a queda do dólar, que força o aumento das commodities cotadas nessa moeda para manter os preços relativamente estáveis.
- Também temos o crescimento da renda per capta no mundo, que está aumentando o consumo de carne. Para se ter uma idéia de como isso afeta o mercado de commodites, para se consumir 1 quilo de carne boniva, gasta-se 9 quilos de grãos para alimentando os rebanhos - explicou o analista Felipe Fiel, da Gap Asset.
Para o Brasil, a notícia é boa para as exportações. Cerca de 30% são commidites, incluíndo aí o minério de ferro, que possui um reajuste de preço diferenciado, que ocorre apenas uma vez no ano. Veja abaixo este gráfico da GAP com a variação dos preços da commoditites este ano:


Nenhum comentário: