Plus500

domingo, 9 de março de 2008

Quem vai querer comprar ações da Infraero?

Perdido no espaço aéreo

Aeroporto
Quem se habilita?

O Governo mostra que ainda está perdido em relação à confusão nos aeroportos no Brasil.

Desde que a bagunça se instalou, a partir da queda do avião da Gol, e posteriormente da Tam, ninguém se entende para tirar o país dessa péssima situação no setor aéreo.

O Governo ficou batendo cabeça, com o que fariz com a Infraero. Primerio veio a idéia de privatizar, o que se revelou impossível, já que não teria apelo no mercado financeiro. Além disso, é muito complicado você deixar uma área como essa nas mãos do setor privado.

Agora veio a decisão: abrir seu capital, colocando ações na Bovespa, mantendo o controle por parte do Governo.

Seria algo semelhante à Eletrobrás ou Petrobrás, porém com um sério agravante.

Quando um investidor pensa em comprar uma ação, é óbvio que espera ganhar dinheiro com isso. Uma ação vale aquilo que se espera dela de dividendos, que por sua vez são distribuídos se a empresa tem lucro.

porém, o balanço da Infraero mostra a real situação da empresa. Em 2005 o prejuízo líquido foi de R$ 458 milhões, e em 2006 foi de R$ 135 milhões.

Quem vai querer comprar ações de uma empresa com este quadro?

Lógico que o Governo pode fazer uma drástica mudança na empresa, tornando-a lucrativa, mãs não vai resolver o problema de falta de investimentos fazendo um IPO e levantando recursos no mercado financeiro, pois ninguém vai querer comprar ações de uma empresa deficitária.

Ontem o Valor Econômico mostrou o quadro das ações de empresas que fizeram IPO’s nos últimos 3 anos. A maioria das ações sofre de falta de liquidez. O resultado é que o preço destas ações despencou na maioria dos casos.

O Governo vai ter um longo trabalho pela frente.

Leia texto completo

Nenhum comentário: