Plus500

domingo, 27 de abril de 2008

Teoria do Caos e as Bolhas Especulativas

É fácil notar que há muito interesse pela análise técnica usando Elliot e Fibonacci, em muitos fóruns de inúmeros mercados, essas ferramentas provocam o fascínio pela suposta descoberta subjacente de padrões nos mercados. Mas estarão elas amparadas em algum fundamento ?
A justificativa para essa técnica é, na melhor das hipóteses, confusa. Na medida em que houver alguma justificativa, ela provavelmente terá raízes na psicologia, decorrendo, talvez, em arte, da idéia keynesiana de prever convencionalmente a resposta convencional ou, quem sabe, de algumas interações sistêmicas ainda indefinidas. O jargão matemático dessa análise dificilmente mantém-se coeso como teoria coerente.
Uma das manifestações menos plausíveis são as ondas de Elliot e suas derivadas, como estudos do tipo Fibonacci e toda seu arsenal de arcos, linhas, retrações e ângulos.
Ralph Nelson Elliot tornou-se famoso por acreditar que o mercado movia-se em ondas, com base nas quais os investidores podiam prever o comportamento do mercado. Esboçando sua teoria enquanto estava internado em um sanatório para tuberculosos em 1939, Elliot a publicou um ano depois, chamada de “Lei da Natureza - O segredo do universo” onde sustentava que os preços se movimentam em ciclos, em função dos números de Fibonacci (1, 2, 3, 5, 8, 13…), que geram as famosas relações 23,6%, 38,2%, 50% e assim por diante.
Continua em

Nenhum comentário: