Plus500

sábado, 10 de maio de 2008

Análises de Mercado e Estratégias de Investimento

É sempre bom lembrar, e deixar claro, a diferença que existe entre o trabalho de um analista, as leituras de mercado e as estratégias desenvolvidas por investidores.

Recebo muitas mensagens por email solicitando "análises" - de índices e ativos - as quais não me furto em responder, mas gostaria de esclarecer, e sempre que possível enfatizar, que tudo representa, na verdade, o resultado de meus estudos, não se constituindo em recomendações de compra ou venda para qualquer ação que seja.

Não me considero um "analista", nem tenho credenciais para isso. Apesar de minha longa experiência como profissional de mercado, hoje em dia os requisitos necessários para emitir relatórios, fazer gestão de capital e sugerir investimentos são outros. Meu histórico é de operador, estrategista, parte de uma equipe que prestava serviços para os clientes das instituições onde trabalhei, assim como fazia a movimentação do capital próprio, eventualmente propondo operações que considerava interessante para remunerar a carteira da corretora.

Portanto, o que me disponho a fazer aqui, é simplesmente compartilhar minha experiência, abrir meus estudos para a turma do Seagull Trading e, em decorrência, com a parte da comunidade financeira que acompanha o nosso blog. E escrevo isso, muito em função da enorme quantidade de blogs e sites "especializados" em mercado financeiro. Qualquer um pode criar gratuitamente um espaço e se apresentar como professor ou analista. É preciso tomar muito cuidado com a fidelidade das informações que circulam pela internet!

No Monitor Investimentos a proposta será um pouco diferente. A equipe é mais profissionalizada: temos agentes autônomos de investimento para dar suporte às operações em bolsa, analistas técnicos para tratar dos gráficos, fundamentalistas para interpretar a situação das empresas e de cada setor. Todos devidamente capacidados, e aptos, a oferecer os serviços de treinamento e gestão, seja por terem obtido diplomas em mercado de capitais, credenciamento na Ancor, ou o CNPI fornecido pela Apimec.

Continua em Seagull Trading

Nenhum comentário: