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terça-feira, 6 de maio de 2008

Banif - Dias de muita instabilidade no Home Broker

Nos últimos dias, aqueles que, como eu, operam na Bolsa através do Banif têm enfrentado muitos problemas com a instabilidade do Home Broker.
Na quarta-feira, dia 30, mesmo antes do anúncio da redução da taxa de juros do FED e do tão esperado grau de investimento, o Home Broker estava fora do ar. Quem opera exclusivamente pelo Banif, como eu, teve que apelar para o 0800 ou para a mesa de operações.
Hoje a história se repetiu. Consegui entrar pouco antes do pregão, às 09:50. Mas tão logo o mercado abriu o sistema do Banif não agüentou o tranco. Até umas 11:20 o site simplesmente não respondia. Depois deste horário, o site pelo menos passou a exibir uma mensagem informativa, conforme é possível observar na imagem abaixo.
Além destes problemas, já havia ficado na mão em algumas oportunidades, sempre no início do pregão. Mas em geral, o sistema voltava a operar normalmente com poucos minutos. Alguma coisa deve ter acontecido para que a situação se deteriorasse tão rapidamente. O fato é que, infelizmente, o Banif está ficando inviável.
Um atenuante para o Banif é que tenho a impressão que todo o sistema da BOVESPA anda meio sobrecarregado. Tanto que no dia 22, data de vencimento das opções, toda a bolsa ficou parada por mais de uma hora, bem como no dia do lançamento da BM&F. Então o problema parece ser muito maior do que simplesmente uma corretora com problemas. Qualquer evento que atraia mais atenção do que os pregões normais parece ser capaz de travar o sistema.
Imagino que tanto a BOVESPA como a BM&F estejam trabalhando arduamente para melhorar sua infra-estrutura, tanto que parte do dinheiro levantado nos IPO's foi justamente para a melhoria da infra.
Mesmo com estas considerações, o Banif parece estar em condições piores que seus concorrentes. Hoje mesmo, enquanto eu enfrentava os problemas já relatados, vi um amigo utilizando normalmente o Home Broker da AtivaTrade.
Este evento de hoje para mim foi a gota d'água. Estou começando a buscar uma nova corretora que seja mais estável e se possível, que permite o acesso por smartphones. Até agora, minhas favoritas são a AtivaTrade e a Win. Mas ainda quero procurar mais até tomar alguma decisão. Quem estiver satisfeito com a sua corretora atual, favor se manifestar!
Para quem se sentir prejudicado e quiser reclamar, deve enviar um e-mail para ombudsman@bovespa.com.br ou pelo telefone do Ombudsman da BOVESPA: 0800-770-0149.

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