O Wall Street Journal Américas trouxe uma reportagem sobre as fusões das empresas aéreas (Empresas aéreas reavaliam vantagens das fusões, Susan Carey, The Wall Street Journal, 19 de Maio 2008). Geralmente essas operações são interessantes como um forma de reduzir custos, melhorar a participação no mercado e, por conseqüência, aumentar as receitas.
Mas agora, com o preço do barril de petróleo por volta dos US$ 125, o custo da noite de núpcias está começando a fazer com que os casamentos se pareçam mais arriscados do que nunca. (...)
Mesmo que a United e a US Airways cheguem a um acordo em todos os termos da negociação e seus conselhos aprovem a fusão, o anúncio do negócio poderia desencadear manobras sindicais, caso os sindicatos prevejam qualquer possibilidade de redução de departamentos, corte de empregos ou não consigam aumentos. A proposta poderia enfrentar obstáculos regulatórios, como os que fizeram com que o Departamento de Justiça americano rejeitasse uma fusão entre as mesmas duas empresas em 2001. Além disso, as fusões acarretam enormes custos de integração, o que hoje em dia, com as empresas aéreas sangrando dinheiro, vai contra o imperativo de preservar liquidez.
Avaliação de empresas
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