Plus500

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Muita estrada pela frente

Nos últimos anos a bolsa brasileira vem batendo recordes de movimentação financeira. Cada vez mais, o investidor pessoa física se interessa pela renda variável. Até o fim do primeiro trimestre a CBLC já contabilizava mais de 500 mil cpfs de pessoas que possuem contas de custodia. Apesar do crescimento expressivo, se pensarmos que o Brasil tem 180 milhões de habitantes, ainda temos muita estrada pela frente.
Com a apresentação dos resultados da Bovespa na sexta-feira, foi apresentado um indicador interessante que retrata bem o espaço que a nossa bolsa tem para crescer. Trata-se de um indicador que mostra a velocidade do giro de negocios dentro do mercado brasileiro. O índice anualizado do primeiro trimestre de 2008 foi de 58,7%. O que equivale dizer que a bolsa no Brasil gira pouco mais que a metade da capitalização de R$ 2,5 trilhões, de todas as suas empresas.
Se pensarmos que em países que possuem uma bolsa mais madura esse indicador supera facilmente os 100%, podemos projetar um forte crescimento para o mercado financeiro brasileiro. Beneficiando é claro, empresas ligadas ao setor, como a Bovespa e a BMF. Ou melhor (agora já podemos afirmar)… a Nova Bolsa.
Aliás os papeis de ambas (BOVH3 e BMEF3), desde as IPOs, foram vistos como oportunidades de grande potencial. Porém, com o agravamento do setor financeiro americano, com o aumento do IOF por aqui e principalmente sendo negociadas com PLs bem acima de seus pares internacionais, as ações sofreram com a forte volatilidade dos últimos meses. Agora, mesmo com as questões citadas, ainda não totalmente equacionadas, os papeis parecem ganhar fôlego graças ao anúncio da criação da Nova Bolsa.
No pregão de hoje aliás, as duas ações apresentaram ganhos bem acima do Ibov (BOVH3 +4,77% e a BMEF3 +5,98%).

CHRinvestor

Nenhum comentário: