Plus500

domingo, 4 de maio de 2008

O erro três em um no preço dos combustíveis


A decisão do governo sobre os preços dos combustíveis tem três erros básicos: decidiu subsidiar a gasolina para que ela não aumentasse de preço na bomba, permitir que o preço do diesel subisse na bomba, reduzir os recursos para a conservação das estradas.
O subsídio foi concedido através da redução da CIDE. A CIDE é um imposto cujo destino, teoricamente, é o de conservação das estradas que como se sabe estão em péssimas condições, tirando vidas, e aumentando o custo da logística brasileira.
Ao escolher poupar o consumidor de gasolina, o governo está incentivando o consumo de um combustível fóssil, que emite mais carbono para a atmosfera.
Ao escolher que o consumidor de diesel deve pagar mais, ele está onerando o transporte de alimentos e os preços dos alimentos já estão em alta.
Subsídio é sempre um artificialismo e cria distorções econômicas, por isso que ao usá-lo o governo deve ser pensar o que está querendo incentivar.
Recentemente o governo reduziu os impostos sobre chuveiro elétrico que consome muita energia. Faria melhor se incentivasse o uso de energia solar.

Nenhum comentário: