Plus500

terça-feira, 6 de maio de 2008

Professores Matões II


O professor Shikida respondeu ao meu post anterior sobre professores matões. Assim com eu, diz-se ser um pessimista com relação aos alunos. Como ele disse, "boa parte dos alunos só reclama para facilitar a própria vida, não para fazer jus ao que pagam de mensalidade (que é o direito de estudar e se submeter a testes de aferição do conhecimento individual)". Eu vi isso enquanto estava na faculdade. Uma minoria estava lá para aprender. A maioria estava interessada no diploma, e não podia esperar a hora de se formar ao som de "Haleluia", de Haendel. E o pior é que ainda sobem no púlpito como se tivessem feito grande coisa.
No entanto, eu não sou pessimista com relação aos professores. Do grupo dos que conheço, somente uma minoria age de maneira irresponsável como descrita no meu post anterior. Existem exceções, e minha crítica foi direcionada a esse grupo. Tenho um apreço muito grande pelos professores, e meu respeito por eles e pelo seu importante papel fez com que eu queira me tornar um deles.
A questão que eu quis mostrar no post anterior é justamente a dos incentivos. Um problema das universidades estatais é que não existe o que se chama de "accountability" por parte do professor, ou seja, ele não tem que responder pelos seus atos a ninguém. Ele pode deixar de ir na aula, pode dar a mesma prova todo ano, pode fazer qualquer coisa que raramente alguém faz algo a respeito. É uma história similar ao do servidor público.

Nenhum comentário: