Plus500

domingo, 4 de maio de 2008

Quando comprar; onde vender!


Não é um anúncio de serviços classificados, apenas uma chamada para o "esqueminha" que desenhei (e não é nenhuma novidade) sobre o movimento em zigue-zague que costuma acontecer nos índices e preços dos ativos negociados em bolsa de valores.


As linhas de suporte e resistência são pontos bem definidos onde, geralmente, ocorrem inversões da tendência. Tomando por base uma clássica congestão horizontal (TRADING BAND), também chamada de "caixote" ou BOX, fica claro nesta situação que o ideal é comprar nos suportes para vender nas resistências!


Quando o movimento é ascendente, a probabilidade maior é de um rompimento para cima, na medida que a lateralização de preços ocorre como um momento de inflexão de uma tendência pré-definida. Da mesma forma, quando em um ciclo de quedas acontece uma "parada técnica" também é possível que o movimento retorne sua trajetória natural para baixo, após congestionar durante algum período.


Os canais nada mais são do que linhas de S&R inclinadas, definidas pela tendência predominante.


Uma oportunidade muito interessante de entrada se dá quando ocorre uma inversão de polaridade (PULLBACK) depois da saída de uma congestão. Lembrando sempre que uma resistência só deve ser considerada definitivamente rompida depois que ela é testada como suporte (e vice-versa). Isto não é mandatório, principalmente quando em estamos em fundos ou topos históricos. Muitas vezes as cotações disparam ou precipitam sem oferecer chance de retorno.


Portanto, em uma resistência o mais recomendável é sempre apropriar parte dos ganhos (ou tudo?). Na pior das hipóteses, teremos outras sessões para recomprar, deixando de ganhar apenas em um pedaço da alta. Mas, ainda assim, isto é melhor do que devolver lucros para o mercado. Já na perda do suporte (onde devemos colocar um stop justo), a ocorrência de um pullback por baixo é sempre mais uma chance de saída honrosa para quem deixou de estabelecer limites. Sem esquecer dos "violinos"...


Bem, isto é apenas um aperitivo para lembrarmos do óbvio!


Boas tomadas de decisão e muito sucesso nos trades! ^v^
Seagull Trading


Nenhum comentário: