Plus500

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Stops: Good For Whom?

Stop losses quase sempre figuram como cláusula pétrea nos livros de technical analysis. Como com muitos neófitos ocorre, armava stops apenas para vê-los acionados e depois assistir ao papel continuar subindo. E observem que nem market makers e specialists atuam em papéis de primeira linha na Bovespa. À medida que fui aperfeiçoando meu método observava que freqüentemente era possível operar ativos sem stops. Já que o pior que acontecia na maioria das vezes era esperar o pullback para vendê-los no breakeven.
Duas observações importante: essa estratégia não vale para trades com opções nem em períodos de divulgação de resultados trimestrais.
Por isso, passei a desprezar os stop losses. Contudo ficava me sentindo um peixe fora d'água, considerando que não via um comentário do gênero feito por algum technician de ponta. O alívio veio um dia ao ler uma entrevista publicada no The New Market Wizards de Jack Schwager. O trader disse que o mercado quase sempre oferecia oferecia uma segunda chance. Respirei mais aliviado. Afinal, qualquer um de nós tem que se apoiar na experiências de investidores/traders que estão acima da média.

Nenhum comentário: