Plus500

segunda-feira, 16 de junho de 2008

2008 vs. Anos 70 - O problema da inflação

Pastore mostra as semelhanças e diferenças do processo inflacionário que vivemos hoje com o quese passou nos anos 70.

Nos anos 70, as autoridades monetárias erraram ao assumir uma "inflação importada", mesma coisa que nosso ministro da Fazenda tem falado (e que o Alexandre Schwartsman mostrou a inconsistência).

Pastore fala que devemos tirar três lições da situação dos anos 70:

A primeira é que a decisão de acomodar a política monetária fez com que a inflação saísse do controle. A segunda é que, ao tentar evitar no curto prazo o custo de combater a inflação, tivemos que pagar um custo muito mais alto a médio e longo prazos. A terceira é que, tanto quanto nos anos 1970, o presente surto de inflação mundial não é um "novo paradigma" da economia mundial, e terá que ser combatido. Da mesma forma como ocorreu nos anos 70, o final deste ciclo inflacionário exige uma fase de aperto monetário na maioria dos países, que ocorrerá mais cedo ou mais tarde. Nas últimas semanas, importantes banqueiros centrais vêm enfatizando sua preocupação com a inflação mundial, indicando que o momento do reconhecimento se aproxima.

Assim, creio que o Banco Central deva continuar aumentando a taxa de juros, uma vez que o consumo do governo não dá sinal de redução.

Homo Econometricum

Nenhum comentário: