Plus500

terça-feira, 3 de junho de 2008

Acertos (e equívocos) do presidente Lula

Há muitos pontos corretos no discurso do presidente Lula em Roma, hoje cedo. A defesa da cultura brasileira da cana-de-açúcar e do etanol é consistente. De fato, a cana está fora da Amazônia e o etanol não desloca a produção de alimentos.

Outro ponto muito positivo foi o ataque ao protecionismo agrícola dos países ricos e a consequente defesa de uma ampla abertura no comércio agrícola. Todos os aspectos levantados pelo presidente são corretos: os subsídios generosos que os governos dos EUA, Japão e Europa pagam a seus agricultores dão a estes uma enorme vantagem em relação aos agricultores do resto do mundo, especialmente dos países mais pobres. Estes simplesmente não conseguem competir com o dinheiro do governo dos ricos.

Se considerando que, além desses subsídios, os governos de diversos países impõem restrições às importações agrícolas, então a distorção é flagrante. E rigorosamente escandalosa.

Também é verdade que a alta de preços de alimentos se deve ao aumento do consumo e à elevação de preços de insumos, como fertilizantes, e de derivados de petróleo.

E a alta do preço dos grãos decorre do subsídio que o governo americano concede à produção de álcool de milho. Isso fez elevar o preço do milho e, por tabela, do trigo e da soja.

Também é verdade que os países desenvolvidos e a China poluíram e ainda poluem muito. A energia gerada pelo carvão é cara e poluente.

Tudo muito bem.

Não vai daí que o Brasil está liberado para fazer o que quiser. Se a cana não está na Amazônia, a soja e o gado estão, como acaba de dizer o ministro Carlos Minc.

O resumo dessa ópera é a o seguinte: o Brasil está de fato numa posição privilegiada. O mundo precisa de alimentos e o Brasil é talvez o país com maior capacidade para elevar muito a produção. Aqui há terras boas disponíveis e a cadeia do agronegócio desenvolveu tecnologia de ponta.

Agora, será preciso fazer a coisa certa para ampliar a produção sem ampliar o desmatamento e abrir os mercados internacionais.

Aqui, por exemplo, o presidente Lula enfraquece seu discurso ao reclamar abertura para o comércio agrícola e negar abertura para indústria e serviços.

Cai no mesmo problema dos outros, que reclamam abertura na indústria, mas não na agricultura. É isso que está bloqueando as negociações no âmbito da Organização Mundial de Comércio.

De todo modo, porém, é muito clara a tarefa local: o Brasil precisa criar condições para que o agronegócio amplie a produção, de modo sustentável.

Carlos Alberto Sardenberg

Nenhum comentário: