Plus500

terça-feira, 24 de junho de 2008

Acorde, presidente!

Sua Excelência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é um homem honrado. Conquistou dois mandatos presidenciais pela via eleitoral, sem recorrer a expedientes escusos. Apesar das críticas da oposição e das desconfianças de parte a parte, é lícito dizer que a família Silva é uma das que menos tem relações com o poder em toda a história republicana. Sua Excelência poderia ter cedido a tentações autoritárias e tentado embaralhar o equilíbrio de poderes durante os pontos mais baixos da popularidade do Legislativo e não o fez. Por isso, Sua Excelência merece nosso respeito, por sua trajetória pessoal e política.


Dito isso, peço licença para, respeitosamente, pedir a Sua Excelência que acorde e pare de brincar com coisas sérias. É verdade que não pega bem para nenhum político ficar dizendo que tem de jogar areia nas rodas da economia, ainda mais em ano de eleição e quando a economia está crescendo e a criação de empregos formais finalmente está pegando ritmo. O problema é que todas as estimativas do mercado mostram que os preços vão sair do controle. O IPCA deverá superar 6% este ano, e os IGPs vão cravar um aumento de preços de dois dígitos, pressionando os reajustes de aluguéis e tarifas públicas em 2009.


Pouca gente no governo vai dizer isso com todas as letras, mas a inflação é uma ameaça a tudo isso. Ela devastou a economia brasileira por duas décadas e a sociedade brasileira teve de fazer um sacrifício enorme em termos de crescimento para contê-la. Em quinze anos, tivemos de segurar um respeitável tranco: oito planos econômicos, seis moedas, três congelamentos de preços e um confisco de recursos.


Ninguém em sã consciência quer a volta da inflação, e acredito que até mesmo os internados em institutos de tratamento mental concordariam. Pior: a inflação pune exatamente quem está na base da pirâmide, quem gasta uma fatia maior do que ganha com comida, moradia e transporte coletivo. São esses compatriotas que vão sentir na pele mais duramente uma aceleração dos preços, mesmo que sejam temporariamente beneficiados pelo aquecimento da economia.


Por isso, respeitosamente, digo: acorde, presidente. Sua popularidade não vai cair se Vossa Excelência adotar agora algumas medidas duras contra a inflação. Ao contrário, Vossa Excelência só vai honrar sua biografia se combater a inflação que tanto pune quem ganha pouco - como Vossa Excelência tão bem sabe.

Blog do Investidor


Nenhum comentário: