Plus500

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Americanos foram às compras

Eis uma notícia muito interessante sobre a economia americana: as vendas no varejo foram bem em maio. Os consumidores gastaram mais do que o esperado – e fizeram isso com os cheques que receberam do governo. E se foi assim, então o pacote aprovado pelo Congresso, numa ação bipartidária, está funcionando.

Antecedentes: quase 70% do PIB americano vem do consumo das famílias. Com a alta de preços de gasolina e de alimentos, com os prejuízos de compradores da casa própria, mais a desaceleração da atividade econômica por causa da restrição de crédito para empresas e pessoas, esse consumo estava enfraquecendo.

O Congresso, dominado pelos democratas, acertou-se com o presidente Bush, republicano, e aprovou um pacote de estímulo ao consumo. A Receita Federal devolveu US$ 150 bilhões aos contribuintes. As famílias começaram a receber os cheques em maio – e gastaram.

Dados conhecidos hoje mostram que as vendas no varejo subiram expressivos 2,8% em maio, em relação ao mesmo mês de 2007.

A Wall Mart informou que suas lojas receberam US$ 350 milhões em cheques da Receita, trocados pelos consumidores. Além de receber os cheques em pagamento de compras, a Wall Mart aceitou trocá-los por dinheiro, como outras redes, mas sem cobrar taxas.

Os dados foram animadores. Muitos analistas acreditavam que os consumidores usariam seus cheques para quitar dívidas ou simplesmente para encher o tanque. Devem ter feito isso, mas reservaram boa parte para gastar nas lojas – reativando a economia.

E se a maior economia do mundo está consumindo, o mundo agradece.

Carlos Alberto Sardenberg

Nenhum comentário: