Plus500

sexta-feira, 27 de junho de 2008

As incertezas sobre o preço do petróleo

Para vocês verem como o pessoal anda meio perdido. Recebo o relatório de um fundo de investimentos em petróleo nos EUA dizendo aos cotistas que o óleo pode ir a 150 dólares o barril no curto prazo, mas que depois também pode desabar a 75 dólares. A metade!

Como nunca se diz – porque nunca se sabe - até que dia vai o curto prazo e quando começa o médio, a incerteza é total.

As duas hipóteses podem ser racionalizadas. Pode-se chegar aos 150 dólares porque, afinal, já bateu em 140 e o mercado está muito tenso, com muita margem para especulação.

Mas se essa situação se aprofunda – preço muito alto de petróleo e comida, inflação espalhada, juros começando a subir no mundo todo - pode vir uma forte desaceleração e queda de consumo. E, pois, dos preços. Pode tudo, não é mesmo?

O fato é que o mundo está passando de um período de forte crescimento sem inflação e juros muito baixos (especialmente de 2002 a 2006) para um momento de inflação (por causa do aquecimento do consumo global) e desaceleração em consequência da
crise financeira.

Daí essas “previsões” – pode custar uma fortuna, pode não ver nada. Preste atenção, pois, nos fundamentos. Os países mais bem estruturados, com boa base macroeconômica, sofrerão menos.

Carlos Alberto Sardenberg

Nenhum comentário: