A Agência Nacional de Transportes Terrestres acaba de publicar a minuta de edital para o leilão de privatização das rodovias BR-116 e BR-324, ambas na Bahia.
Boa notícia? Certamente. Mas com mais de cinco anos de atraso.
Durante quatro anos e meio, o governo Lula planejou (!) incluir essas estradas no programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Em junho do ano passado, o Ministério dos Transportes chegou à conclusão de que era melhor fazer o leilão feijão-com-arroz. Um ano depois, sai o primeiro projeto de edital – e se tudo correr bem, a licitação sai em setembro, quando as estradas serão finalmente transferidas às companhias privadas vencedoras do leilão.
O atraso decorre de uma mistura de ideologia com incompetência administrativa. Ideologia – o governo Lula, primeiro, não queria privatizar, pois isso era coisa do governo neo-liberal de FHC; depois, verificou que não tinha outro jeito e, para disfarçar, tentou o caminho das tais PPPs; até que, cinco anos e meio depois, decidiu simplesmente licitar.
Nesse período todo, azar dos motoristas que trafegam por lá.
O nome disso é custo Brasil.
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