Plus500

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Crise contida: do planeta Terra não passa

No dia de ontem, 11 de junho, um dos índices ABX que registra o desempenho de títulos AAA do mercado imobiliário dos Estados Unidos marcou uma nova mínima.

Venho acompanhando o desempenho deles desde que o mercado imobiliário começou a ruir ano passado, e como vocês poderão notar na seqüência abaixo, a queda se assemelha a um salto de avião cujo pára-quedas foi substituído por uma bigorna:
27/10/07
11/11/07
11/06/08

Já procurei respostas plausíveis sobre o procedimento que faz uma agência de risco garantir um investimento como hiper seguro (AAA), para depois vê-lo perder mais de 50% do valor em menos de um ano, mas não encontrei nada que não possa ser categorizado em algumas das muitas infrações do nosso código penal.

Além disso, os especialistas da imprensa, sempre eles, nos garantiam no começo que era uma crise isolada e que envolvia apenas pobres chicanos imigrantes inadimplentes, o que não faz muito sentido quando percebemos que personalidades como o milionário boxeador Evander Holyfield sofrem a ameaça de perder sua mansões por falta de pagamento.

A amostragem recente continua pouco animadora, com o começo de uma onda semelhante de problemas sendo registrados na Inglaterra, Canadá, Austrália, Espanha, Irlanda, dentre outros.

Fato que mostra bem os limites da atual bolha de crédito imobiliário: enquanto não iniciarem a colonização de Marte, desse planeta não irá passar.

Cinco Pesos de Dois Quilos

Nenhum comentário: