Plus500

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Tick-tack

Depois de constatar uma cena como essa logo acima no dia de hoje e perceber que o índice Dow Jones está perdendo no ano mais de 10% (Bovespa marca hoje 0,09% em 2008), creio ser oportuno inaugurar o pequeno "relógio cuco" que está aí ao lado, no layout do blog.

Ele irá medir quantos dias o presidente do banco central americano irá levar para anunciar um novo programa de swaps, daqueles em que os bancos podem trocar temporariamente (ou eternamente) títulos problemáticos por notas do tesouro americano. Até o momento já tivemos uma sopa de letrinhas bem complexa, com o TAF, o TSLF e também o PDCF. Segundo eles afirmaram em cada uma das ocasiões, esses programas iriam resolver todos os problemas de liquidez.

Só esqueceram de mencionar que o problema é de solvência.

Além disso, a falência desses programas evidencia que a atual crise transita nesse momento entre a fase 2 e 3 do ciclo de inflação, assim descrito por Jens O. Parsson:
Todos apreciam o estágio inicial de uma época de inflação. Os efeitos são todos positivos. Há constante expansão monetária, gastos crescentes no governo, déficits fiscais ascendentes, mercados de ações em alta e um espetacular senso de prosperidade, tudo em meio a uma temporária estabilidade nos preços. Todos se beneficiam e ninguém paga. Este é o estágio inicial de uma expansão inflacionária.

Continua em
Cinco Pesos de Dois Quilos

Nenhum comentário: