Plus500

terça-feira, 3 de junho de 2008

Fosfertil - "Jóia da coroa"

Recentemente a Fosfertil anunciou ao mercado que fará um forte investimento na empresa, visando suprir a forte demanda por fertilizantes que ocorre não só aqui no Brasil mas em todo o mundo. Segundo o presidente da companhia, Vital Jorge Lopes, os aportes deverão somar R$ 2 bilhões, a preços atuais, em recursos próprios e crédito (provavelmente junto ao BNDES).

Desde que a Fosfertil foi privatizada, em 1992, este é o passo mais ambicioso da empresa. Para se ter uma idéia do que ele representa, de 1992 a 2007 os investimentos da ex-estatal que se tornou "jóia da coroa" do segmento somaram R$ 3,3 bilhões. A capacidade de produção de rocha fosfática saltou de 1,1 milhão de toneladas anuais para 3,7 milhões no ano passado (a capacidade total no país é de 6,6 milhões), enquanto a de ácido fosfórico passou de 300 mil para 800 mil toneladas anuais.

Segundo analistas, esse investimento tem potencial de duplicar o faturamento da Fosfertil porque os preços não param de subir, sob influência direta do comportamento externo. Isso aliás, tem provocado fortes reclamações dos produtores aqui no Brasil e no mundo. Recentemente inclusive, o governo brasileiro começou a facilitar as importações e a estimular um incremento da oferta no país.

Continua em CHR Investor

Nenhum comentário: