Plus500

segunda-feira, 2 de junho de 2008

How long is long-term?

Mark Hulbert - fundador da Hulbert Financial Digest - acompanha 160 newsletters financeiras desde 1980. É o autor da frase acima que deu origem a um artigo seu. A princípio pode denotar certo desdém pelo "longo prazo". Mas não se trata disso.

Em um outro artigo excelente de março de 2005, How long is long-term? It depends ..., o analista desvenda que horizonte de tempo deve ser levado em consideração para se avaliar a perfomance de um gestor. Antes desse período, retornos estelares de determinados portfolios podem ser resultado do acaso. Por meio do monitoramento das newsletters acompanhadas, chegou a uma conclusão consistente. O resultado talvez não surpreenda adeptos do Value Investing, mas provável que isso não ocorra com aqueles guiados por outras filosofias de investimento. Afinal, quão longo é o longo prazo de acordo com a HFD? Não vou estragar o suspense. Remeto o leitor ao próprio artigo no link acima.

A meu ver, esse estudo curioso de Mark Hulbert é fundamental para o investidor (individual ou cotista). Sinto, por exemplo, que o tal "longo prazo" tem sido usado banalmente por corretoras e analistas, principalmente por meio de disclaimers de rodapé, para justificar performances medíocres de suas carteiras recomendadas. E o mais curioso é que no mercado nacional de fundos poucos deles conseguem atingir o período de observação proposto por Hulbert. Agora faço meu disclaimer: não sou especialista nessa área. Quem se dispuser a comentar minhas observações pode fazê-lo à vontade...

Markets by Fact Finder

Nenhum comentário: