Plus500

domingo, 1 de junho de 2008

IFR - O oscilador

Acredito sinceramente que como bons e competentes traders, precisamos conhecer de forma menos superficial (para não dizer mais profunda) as ferramentas das quais nos utilizamos para pôr em prática o árduo trabalho de comprar em X e vender em 1,03*X, 1,04*X,..., 1,08*X, embolsando nossos 3, 4, 5 até 8% ou mais, em algumas vezes.
Com isso, um dos propósitos principais do mantrading.net é de disseminar e discutir nossas ferramentas, setups, conceitos de AT assim como avaliá-los estatisticamente quando possível.
Um bom exemplo é o IFR. Nós, traders, estamos o tempo todo com o IFR plotado embaixo (ou em cima) do gráfico e vira e mexe, olhamos para o indicador. Na maioria das vezes vemos um outro traçado parecido com o próprio gráfico indicando divergências, prováveis topos ou fundos no ativo. Mas que diabos é isso que vemos?? Utilizamos o troço a torto e a direito, mas desconhecemos o porque de seu formato, de suas subidas e descidas.

O Índice de Força Relativa (RSI - Relative Strengh Index) é um oscilador. Isso significa que seu valor oscila em uma amplitude de 100 unidades (0 a 100). Estamos carecas de saber de suas aplicações como topos e fundos, divergências, a idéia é ir mais a fundo em como calculamos o indicador.*
O cálculo do IFR é feito da seguinte forma:

MA = média dos fechamentos em alta;

MB = média dos fechamentos em baixa


Continua em Man Trading

Nenhum comentário: