Plus500

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Impostos: a favor de um e contra o outro

CPMF

O governo está pensando em reeditar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Mesmo sendo uma taxação de 0,1% sobre o valor do cheque (ou débito em conta corrente), o governo arrecadaria R$ 4 bilhões, que poder ser investido em educação, programa social, etc.
Eu sou favorável a este imposto. 1) Ninguém escapa deste imposto que é debitado na conta bancária, independente da vontade de cada um de recolher ou não. 2) Quem tem mais e gasta mais, paga mais. Os mais pobres pagam menos ou não pagam nada (muita gente nem tem conta em banco). O imposto é uma expressão de justiça social.


Imposto de Renda de 15% sobre o lucro na venda de ações

As ADRs brasileiras têm os maiores ganhos no ano entre os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Uma pesquisa sobre o volume de negócios mostra que as ADRs brasileiras são expressivas. Petrobrás ON ocupa a 14ª posição e Vale ON, a 20ª posição entre as mais negociadas na Bolsa de Nova York.
Uma pergunta, será que o imposto de renda de 15% sobre o lucro na venda de ações na Bovespa não empurrou os investidores para as ADRs em N.Y.? E contribuiu para o enorme volume negociado lá fora? Conheço investidores que negociam a maior parte das ações brasileiras em ADRs, em N.Y., e somente negociam na Bovespa as ações não cotadas em ADRs (Souza Cruz, por exemplo). Assim sendo, a Bovespa virou uma bolsa marginal!

Blog do Tong

Nenhum comentário: