Plus500

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Inflação (Commodities e Petróleo)

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (sigla FAO em inglês), publicou seu índice de preços dos alimentos atualizado.

No gráfico facilmente se constata que a escalada dos preços dos alimentos não é um fenômeno recente, mas sim a consolidação de um processo que se iniciou no 2002. Embora se acelerou consideravelmente apartir de 2006.

O índice de preços de Alimentos (Food Index Price) esta composto por 5 commodities, sendo a Carne, o Leite, os Cereiais, Aceites e Gorduras, e o Açúcar. (Conferir a tabela fonte e detalhe da composição e calculo do índice, aqui).


O indice que cresceu 51% em relação ao mesmo período do ano passado, teve sua principal valorização nos preços dos Cereais (entre os quais se encontra o Arroz), dos Aceites e Gorduras, e em menor medida as Carnes, os produtos lácteos e o Açucar. Este último é o único que apresentou queda considerável desde Fevreiro deste ano.

Nesta semana temos a reunião do FED (quarta-feira) que irá definir a taxa de juros Americanos. Não gostaria estar nas calças do Bernanke, porque o dilema deve ser do tamanho do Grand Canyon. Bernanke vai ter que descidir se ataca a inflação crescente aumentando a taxa de juros, tentando desestimular o consumo no Estados Unidos. Se Mantem a taxa nos valores atuais, que na minha opinião seria o mais sensato. Ou, se abaixa a taxa de juros para aquecer a economia Americana que ainda sofre com os efeitos da crise de creditos hipotecários (conhecida como SubPrime), mas chuta a inflação forte alto e longe...

O fenômeno da Inflação, não é algo exclussivo dos Americanos. Em realidade a maioria dos paises do mundo apresentam índices de preços ao consumidor crescentes. Brasil também é um exemplo disto.

Muito tem se falado nesta últimas semanas sobre a verdadeira eficácia dos Bancos Centrais do mundo em combater esta nova escalada inflacionaria. Fala-se de inflação de demanda, que não é mais do que uma demanda maior por alimentos no mundo, do que o mundo pode produzir. Sendo assim, mesmo que se aumentem as taxas dos juros, qual é o real efeito disto nas vontades de comer mais e melhor dos quase 7 bilhões de habitantes?

Tem que afirme que a época dos alimentos mais baratos pode ter chegado ao seu fim. Só uma mudanza trascendental nos custos de produção e transporte poderiam ter um impacto significativo no preço final.


Os custos do transporte estão afetados pela forte alta no preço do petróleo. Pode um novo combustível vir a sustitiur ao petróleo de forma de fomentar um novo shock produtivo? Como foi o caso da informática na década do 90... Talvez no futuro, mas nada disso se vislumbra no curto prazo...


O resultado deste processo inflacionário pode vir alterar o ciclo de crescimento da economia mundial e do Brasil. A alteração do cenário pode ser significativa, ou não... Na verdade por enquanto só existem hipotesis... E bom ficar atento.

Boa Semana, Bons Negócios.
(Fontes: fao.org; oil-price.net).

Stock Buster

Nenhum comentário: