Plus500

terça-feira, 24 de junho de 2008

IPCA-15 deve se afastar ainda mais do centro da meta

A inflação medida pelo IPCA-15 de junho, que o IBGE divulga amanhã, deve permanecer estável em relação ao IPCA cheio de maio. Tanto o Bradesco quanto a Concórdia Corretora e a Sul América Investimentos prevêem variação de 0,78% do índice; isso significa 0,01 ponto percentual a menos que o IPCA de maio. Já na comparação com o IPCA-15 de maio, o índice mostrará aceleração. No mês passado, o indicador bateu 0,56%.

Se isso acontecer, o IPCA-15 atingirá 3,55% no acumulado dos primeiros seis meses do ano. Nos últimos dozes meses, o acumulado saltará de 5,25% para 5,8%. Ou seja, está se distanciando ainda mais do centro da meta. Mais uma vez os alimentos devem mostrar pressão sobre os preços. A Concórdia estima uma alta de 0,47 pontos percentuais nesse segmento. Isso significa mais da metade da variação.

O IPCA-15 mede os preços tendo como referência a metade do mês. Ele funciona como uma espécia de prévia do IPCA cheio, que é o indicador oficial de inflação, utilizado pelo Banco Central. O IPCA de junho será divulgado na segunda semana de julho.

Miriam Leitão

Nenhum comentário: