Plus500

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Índice Bovespa e as Commodities

Estamos observando nas últimas semanas um pequeno reajuste no índice Bovespa, uma ocorrência natural em qualquer mercado de risco, entretanto há um ponto interessante que gostaria de ressaltar, a perceptível vinculação do índice com a variação dos preços das commodities. Petróleo e minérios representam mais de 30% da classificação setorial que compõe o Ibovespa.

Em algum post anterior comentei sobre a relação de alguns pares no mercado de câmbio (Forex) e a variação de certas commodities, nesta mesma linha de pensamento, demonstro nas séries históricas abaixo, uma interessante correlação positiva entre o valor da ação PETR4 e o preço do barril do petróleo bruto.

A relação não é só direcional como também em amplitude, uma correlação obviamente não espúria como a lendária relação entre o preço da manteiga de Bangladesh e as oscilações da S&P500. Em uma bolsa não tão diversificada ao contrário de outras economias desenvolvidas, é demasiada a importância de estudos sobre as variações das commodities e de suas implicações nos ativos financeiros.

Investmetria

Nenhum comentário: