Plus500

domingo, 1 de junho de 2008

Análise da Semana: 26 a 30/05

Gráfico Mensal


O mês de maio fechou em alta de 6,96% registrando o maior volume financeiro (R$ 102,75 bilhões) em um único mês de negociação, o que sinaliza que o Ibovespa ainda pode alcançar uma nova máxima histórica antes de iniciar uma correção (retração).

Gráfico Semanal

Nesta semana a agência de classificação de risco Fitch Ratings confirmou a elevação do rating soberano do Brasil para a faixa considerada de baixo risco de crédito (grau de investimento), conforme divulgado na análise "IBOV - Fitch e Commodities em destaque". O Ibovespa fechou a semana em alta de 1,62% em 72.592 pontos.

O candle desta semana representa uma certa indecisão devidos aos pavios acima e abaixo do corpo do candle. Além disso, o IBOV respeitou a resistência do fechamento histórico (72.766) deste tempo gráfico, após ter feito máxima histórica (73.920). Este fato representa uma certa fraqueza dos touros (compradores) nesta região de resistência. Uma parte desta fraqueza é representada pelo saldo dos investidores estrangeiros que comentarei ao final desta análise.

O volume financeiro da semana foi o maior desde o início de novembro de 2007. O OBV (on balance volume) continua coerente com a nova máxima desta semana, fazendo também nova máxima e confirmando a seqüência de topos e fundos ascendentes. Este dois pontos demonstram que ainda podemos ter um nova máxima histórica no IBOV.

A seguir as principais zonas de resistência e suporte no gráfico semanal.
  • Resistência: de 72.766 a 73.920 pontos
  • Suporte: de 69.068 a 66.528 pontos.
Continua em Dalton Vieira

Nenhum comentário: