Plus500

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O COPOM e as Metas

Às vésperas de uma reunião do COPOM para a tomada de decisão da nova taxa de juros da Economia, o tema fica em foco mais uma vez. Minha intenção aqui no meu primeiro post no Rabiscos é falar sobre as metas de inflação. Como é o tema que irei abordar no meu projeto de conclusão de curso, posso aproveitar algo aqui.

A causa da preocupação crescente quanto à estabilidade de preços não surgiu devido à menor preocupação com desemprego ou assuntos relacionados, ou então que devido ao fato de que esses outros objetivos tivessem se tornado menos urgentes. Surgiu porque economistas e políticos estão consideravelmente menos confiantes hoje do que há 30 anos atrás quanto à utilização da política monetária para moderação das flutuações de curto-prazo na economia. Além do mais, muitos economistas concordam que no longo prazo a única variável afetada por política monetária é a taxa de inflação.

Mas no que consiste o instrumento Metas de Inflacão? Segundo Mishkin:

i) Primeiramente cabe ressaltar que ela depende de um anúncio público da meta oficial a ser buscada pelo Banco Central.

ii) Um comprometimento institucional com a estabilidade de preços como um objetivo principal ao qual os outros objetivos estão subordinados.

iii) Algumas variáveis e não apenas agregados monetários são usados para decidir os instrumentos de política

iv) Plena transparência da estratégia de política monetária através da comunicação com o público e o mercado sobre os planos, objetivos e decisões pelas autoridades monetárias

v) Prestação de contas do Banco Central para atender seus objetivos para com a inflação

Continua em
Rabiscos Econômicos

Nenhum comentário: