Plus500

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O pessoal acredita no BC

Os índices de inflação conhecidos hoje ficaram entre ruins e péssimos. Mas há um amplo consenso entre os analistas sustentando que o Banco Central vai fazer seu serviço e colocar a inflação na meta.

As expectativas do setor privado aparecem no Focus-Relatório de Mercado. O documento resume os cenários preparados por centenas de instituições financeiras, consultorias e institutos de pesquisas, todos seguindo o mesmo método do regime de metas de inflação. Todos enviam seus cenários ao BC nas sextas-feiras, o banco tira as medianas e coloca no seu site nas segundas.

O que nos diz o Relatório de hoje?

Que a inflação deste ano deve escapar do centro da meta, 4,5%, pelo IPCA, índice do IBGE, e chegar a 5,55%, dentro, porém, do intervalo de tolerância (até 6,5%).

Essa alta da inflação será combatida pelo BC com uma puxada nos juros. A taxa básica está hoje em 12,25% e deve terminar este ano, sempre pelo Relatório de Mercado, na casa dos 14%.

E isso, acredita o pessoal, vai funcionar. Para 2009, as previsões são de inflação a 4,6%, com a taxa de juros chegando ao final do ano em 12,5%. Ou seja, os juros sobem, derrubam a inflação e voltam a cair, tudo segundo o manual do regime de metas.

Resumo da ópera: o pessoal acredita no BC, o que é muito importante para a política monetária. Significa, como se diz, que as expectativas estarão ancoradas.

Carlos Alberto Sardenberg

Nenhum comentário: